Leopardo |
Nome popular
Leopardo, pantera.Nome científico
Panthera pardus.Distribuição geográfica
Vive numa grande extensão do continente africano e em toda a parte meridional da Ásia, da Turquia à China, no Sri-Lanka e arquipélago de Sonda, na Indonésia, onde é muito comum o leopardo-negro (mais conhecido como pantera-negra).Habitat
A variedade de ambientes onde vivem os leopardos também é grande: floresta tropical e savana na África; bosques frios de montanha e selva quente e úmida no sul da Ásia; altitudes pedregosas sem vegetação no Irã e Afeganistão.Hábitos alimentares
Como vive em ambientes muito diversos, a alimentação do leopardoé também muito variada. Mas, em geral, suas presas são animais de tamanho médio como antílopes, cervos, macacos e cães.Tamanho
Cerca de 1,5 metro.Peso
Até 60 quilos.Período de gestação
De 90 a 105 dias.Número de filhotes
De 2 a 4.Características da reprodução
Na fase em que está deixando de mamar, e ainda não aprendeu a caçar bem, um leopardo com fome devora até insetos.Particularidades
Na Índia, há muitas histórias sobre a crueldade do leopardo, porém, nem todas imaginárias: quando invade uma zona habitada o leopardoespalha o terror, atacando indistintamente pessoas e gado. Mas oleopardo é um animal belo. Seus movimentos são graciosos: o modo de caminhar é harmonioso e o olhar fascinante. É parente próximo daonça-pintada (panthera onça), tanto que as únicas diferenças são que o leopardo tem um porte um pouco menor e apresenta pintas formadas por manchas circulares muito próximas. Na onça, ocorrem círculos com pontos dentro.
Ágil trepador, o leopardo passa a maior parte do tempo no topo das árvores, descansando, dormindo ou comendo sua presa. Em geral, prefere arrastá-las para lá, livrando-se, assim, da tarefa de dividi-las com os outros animais, ou evitar a cobiça de predadores como o leão (Panthera leo) e a Hiena, seus principais concorrentes.
A diminuição do número de leopardos tem como causa principal a caça desenfreada, motivada pelo alto valor comercial de sua pele. Segundo estudos recentes, as subespécies mais atingidas são o leopardo do norte da África, o da Arábia, o da Ásia Menor, o asiático e o do Sinai.
Ágil trepador, o leopardo passa a maior parte do tempo no topo das árvores, descansando, dormindo ou comendo sua presa. Em geral, prefere arrastá-las para lá, livrando-se, assim, da tarefa de dividi-las com os outros animais, ou evitar a cobiça de predadores como o leão (Panthera leo) e a Hiena, seus principais concorrentes.
A diminuição do número de leopardos tem como causa principal a caça desenfreada, motivada pelo alto valor comercial de sua pele. Segundo estudos recentes, as subespécies mais atingidas são o leopardo do norte da África, o da Arábia, o da Ásia Menor, o asiático e o do Sinai.
Durante muito tempo acreditou-se que o leopardo-africano (Panthera pardus pardus), a pantera-asiática (Panthera pardus orientalis) e a pantera-Negra fossem animais de espécies diferentes. Anos atrás, desfez-se a confusão: trata-se da mesma espécie, apenas o nomeleopardo é usado no continente africano, e o de pantera é mais comum na Ásia. A pantera-Negra, ou leopardo-negro, é um leopardoque sofreu melanismo (fenômeno oposto ao albinismo).
Devido a vasta extensão geográfica em que o leopardo pode ser encontrado, existem várias subespécies (algumas delas já extintas). Como a classificação de subespécies é sempre polêmica entre os taxonomistas, não existe consenso entre os cientistas quanto à quantidade, mas a maioria parece concordar que são pelo menos 8. Para chegar à listagem abaixo, nós pesquisamos 4 listas de subespécies diferentes e consideramos aquelas que apareceram em pelo menos 3:
- Panthera pardus adersi: Leopardo-de-Zanzibar (extinto).
- Panthera pardus japonensis: Leopardo-do-norte-da-China.
- Panthera pardus kotiya: Leopardo-do-Sri-Lanka.
- Panthera pardus melas: Leopardo-de-Java.
- Panthera pardus nimr: Leopardo-árabe.
- Panthera pardus orientalis:Leopardo-asiático
- Panthera pardus panthera: Leopardo-do-norte-da-África.
- Panthera pardus pardus: Leopardo-africano.
- Panthera pardus saxicolor: Leopardo-persa.
- Panthera pardus tulliana: Leopardo-indo-europeu.
Para salvar as subespécies mais ameaçadas, em alguns países da Europa tenta-se a reprodução. O leopardo é muito comum em zoológicos, e a maior parte das subespécies reproduz-se bem em cativeiro.
As várias subespécies, distinguem-se pelo tamanho, cor da pelagem, desenho das manchas e comprimento do pêlo.
Leopardo das Neves

Leopardo das Neves
O leopardo-das-neves leva uma vantagem sobre os demais leopardos; seu habitat é de difícil acesso. Ele vive em grandes altitudes, entre 3 000 e 6 000 metros, no Himalaia e nas montanhas do norte da China.
Seus hábitos são os mesmos dos demais leopardos, mas ele usa sua pelagem para camufla-se na neve. Deita-se sobre um rochedo ou ramo baixo à espera da presa e salta sobre ela quando ela passa.
Características
Leopardo ou pantera, nome comum de um dos maiores membros da família dos Felídeos. Mamífero carnívoro, de corpo robusto, mede entre 90 cm de altura, 1,50 m de comprimento, sem incluir a cauda (1 metro de cauda). As patas são curtas em comparação ao corpo. Pesam cerca de 80 kg. Suas garras são anormalmente longas para os carnívoros. Muito afiadas, constituem, juntamente com os dentes, perigosas armas de ataque e defesa. Suas patas, de forte musculatura, podem, de um só golpe, estripar uma girafa ou um antílope. Como vive em ambientes muito diversos, a alimentação do leopardo é também muito variada. Mas, em geral, suas presas são animais de tamanho médio como antílopes, cervos, macacos e cães.Pelagem
É provido de uma pelagem densa de cor amarelada, salpicada de pintas escuras (manchas laranja, contornadas de preto) em forma de rosetas. O tamanho e a forma das manchas variam muito, de modo que não se encontra dois leopardos com a mesma pele.
Constante apenas é o brilho, o comprimento e a suavidade do pêlo, razão porque sua pele é tão cobiçada e custosa. Para salvar as subespécies mais ameaçadas, em alguns países da Europa tenta-se a reprodução. O leopardo é muito comum em zoológicos, e a maior parte das subespécies reproduz-se bem em cativeiro. Podem ser observados indivíduos completamente negros.
Pantera Negra
A pantera negra (Panthera pardus melas) vive nas selvas quentes da Malásia, Sumatra e Assa, e na Etiópia. Existe a pantera negra cujo pêlo, inteiramente preto, é muito apreciado. Essas panteras (ou leopardo negro) são os leopardos melânicos, que sofreram melanismo (fenômeno oposto ao albinismo), e são relativamente comuns em regiões florestais.Habitat
Os leopardos são os "grandes gatos", muito ágeis, como o leão(Panthera leo), o tigre (Panthera tigris) e a onça (Panthera onca). Habita quase toda a África (mais ao sul do Saara) e também a Ásia (do Irã à Manchúria) e nas Américas. Ocupa uma grande variedade de habitats e são de hábitos noturnos.Parentesco
Na Índia, há muitas histórias sobre a crueldade do leopardo, porém, nem todas imaginárias: quando invade uma zona habitada, o leopardo espalha o terror, atacando indistintamente pessoas e gado. Mas o leopardo é um animal belo. Seus movimentos são graciosos: o modo de caminhar é harmonioso e o olhar fascinante. É parente próximo da onça-pintada, tanto que as únicas diferenças são que o leopardo tem um porte um pouco menor e apresenta pintas formadas por manchas circulares muito próximas. Na onça, ocorrem círculos com pontos dentro.Gestação e filhote
O tempo de gestação é de 90 a 105 dias, nascendo de 2 a 4 filhotes. O filhote do leopardo têm o pêlo claro, quase bege e branco, e na fase em que está deixando de mamar, e ainda não aprendeu a caçar bem, um leopardo com fome devora até insetos.
Ágil e elástico
O leopardo salta, escala troncos e passa a maior parte do tempo no topo das árvores, descansando, dormindo ou comendo sua presa, em geral, prefere arrastá-las para lá, livrando-se, assim, da tarefa de dividi-las com os outros animais ou evitar a cobiça de predadores como o leão e a hiena, seus principais concorrentes.Ele mergulha e nada; sobre pedras soltas ou folhas secas, movimentam-se sem fazer ruído. De repente, salta no ar e cai a metros de distância, sobre sua vítima. Ataca mamíferos, com exceção dos demais felídeos, bem como qualquer criatura bem mais fraca do que ele. Prefere áreas cobertas de arbustos.
Leopardo: eficiência na caça
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Panthera
Espécie: P. pardus
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
- O período de acasalamento desta espécie animal ocorre entre os meses de fevereiro e março. A ninhada é de 3 a 5 filhotes.
- O leopardo é um animal que habita os continentes asiático e africano
- Como é um animal carnívoro, costuma alimentar-se de coelhos, cervos, veados e roedores de pequeno porte
- São animais rápidos e no momento da caça podem atingir mais de 50 km/h
- São ferozes e costumam atacar o gado de fazendas e até mesmo pessoas
- A pantera negra não é uma espécie diferente, trata-se de um leopardo com excesso de melanina
- O habitat do leopardo são as regiões com florestas
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Período de gestação: 90 dias
Comprimento: cerca de 1,5 a 2 metros
Peso: de 40 a 70 kilos
Cor: mesclada de amarelo, preto e branco.
Comprimento: cerca de 1,5 a 2 metros
Peso: de 40 a 70 kilos
Cor: mesclada de amarelo, preto e branco.
- Leopardo-do-cáucaso(Panthera pardus ciscaucasia)
- Leopardo-africano(Panthera pardus pardus)
- Leopardo-do-atlas (Panthera pardus panthera)
- Leopardo-do-sinai(Panthera pardus jarvisi)
- Leopardo-de-zanzibar(Panthera pardus adersi) (extinto)
O leopardo habita fundamentalmente em florestas tropicais e húmidas em África e na Ásia, com especial incidência na Índia. No entanto, também pode ser encontrado em zonas desses continentes com outros tipos de vegetação. A sua grande capacidade de adaptação permite-lhe ainda viver em territórios tão inóspitos como as montanhas do Afeganistão, as terras semi-desérticas do Médio Oriente, ou na savana africana.Os animais desta espécie têm hábitos de caça predominantemente nocturnos. De dia, gostam de passar longas horas a dormir e a lavar a sua bela pelagem, refastelados nos troncos das árvores, que são especialistas em subir para manter a posse das presas. Estas são também levadas para as árvores, evitando assim que um qualquer grupo de necrófagos lhas roube. Por este motivo, os leopardos não caçam, por norma, animais muito grandes, optando por presas de tamanho médio, que podem também arrastar durante longos períodos. Da sua ementa habitual fazem parte antílopes, javalis, símios e pequenas peças de gado que, por vezes, rouba nas zonas em que há rebanhos, principalmente cabras. Os leopardos, apesar de serem animais muito ágeis, evitam fazer longas corridas atrás das suas presas, preferindo fazer emboscadas onde sabem que, provavelmente, vão ser bem sucedidos.Quando chega a época da reprodução, os machos e as fêmeas fazem longas caminhadas, até encontrarem um parceiro disponível. Logo que é consumado o acto, afastam-se um do outro, ficando a fêmea com o ónus de alimentar as crias, até que estas estejam em condições de caçar e sobreviver sozinhas. A gestação de uma fêmea de leopardo dura cerca de 100 dias, e as ninhadas são constituídas, em média, por quatro filhotes.Por causa da sua pele, cuja venda é extremamente rentável, os leopardos foram e continuam a ser caçados por caçadores furtivos. Este factor levou ao seu quase extermínio em algumas zonas. Devido aos seus hábitos furtivos e ao facto de gostarem de viver em zonas muito arborizadas, não é possível fazer uma estimativa credível sobre a quantidade de indivíduos que vagueia por todos os territórios onde existem leopardos.No entanto, sabe-se que em cativeiro a reprodução de leopardos é fácil e regra geral os filhotes sobrevivem sem grande dificuldade, o que é um bom indicador do que acontecerá na Natureza.O leopardo é, de entre todos os grandes felinos, aquele que mais se parece com o gato doméstico: ágil, dorminhoco, brincalhão e extremamente cuidadoso com o seu pêlo.Um leopardo pode medir cerca de 1,50 m, ter 80 cm de altura e pesar até 90 kg. A sua esperança de vida é de 30 anos, maior que a dos outros grandes felinos, em geral.